50 ANOS DE LIBERDADE
À DEMOCRACIA:
AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU

Pretende-se com o presente projeto assinalar não só o 50º aniversário da Revolução, mas também dos acontecimentos que se lhe seguiram e que marcaram os anos de 1974 a 1976: o primeiro 1º de Maio celebrado em liberdade, as primeiras eleições livres (Constituintes, Presidenciais, Legislativas e Autárquicas), a aprovação da Constituição da República Portuguesa e a Descolonização.

OBJETIVOS: 

// Formar para os valores e para a participação cívica e social da comunidade estudantil, problematizando os conhecimentos adquiridos e a realidade vivida. 
// Promover a multiperspetiva, num quadro de desenvolvimento pessoal, através da organização de debates e da discussão de processos históricos numa perspetiva disciplinar e multidisciplinar.
// Estimular atitudes e comportamentos de respeito pelo outro, de responsabilidade, de participação, de cidadania e de promoção da solidariedade. 
// Aprofundar a ligação entre a escola, a comunidade educativa e o meio envolvente.
// Valorizar o património histórico-cultural.

COORDENAÇÃO
Catarina Bandurra
José Cruz
Luís Elias
Mário Berjano
Susana Maciel

COORDENAÇÃO
Catarina Bandurra
José Cruz
Luís Elias
Mário Berjano
Susana Maciel

GALERIA AUDIOVISUAL

DESTAQUES

“RESISTÊNCIA E LIBERDADE” CONVERSA COM AURORA RODRIGUES

No âmbito das comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril, algumas turmas (do 6º ao 12º ano) participaram, no dia 2 de maio, na Biblioteca Escolar, numa conversa com Aurora Rodrigues. Nesta conversa, foi possível ao auditório perceber as razões que levaram uma jovem a ingressar nas fileiras da oposição democrática ao regime ditatorial do Estado Novo e, como presa política, a sofrer os horrores da tortura praticada pela polícia política (PIDE/DGS). Foi ainda possível discutir o legado do 25 de Abril e refletir sobre os desafios da cidadania e da democracia na atualidade.

25 DE ABRIL | ENCONTRO COM O CAPITÃO DE ABRIL ALEXANDRE MARTA PINHEIRO

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, realizou-se, no passado dia 27 de abril, no auditório da ESRC, um encontro com o Capitão de Abril Alexandre Marta Pinheiro, que partilhou com os alunos a sua experiência na Guerra Colonial e na Revolução de 25 de Abril de 1974. Este encontro, realizado em 2 sessões, contou com a participação de várias turmas do 3º ciclo e do ensino secundário.

25 DE ABRIL |  VIVÊNCIAS NO FEMININO

Os alunos do ensino secundário das Escolas Romeu Correia e Francisco Simões encheram, no dia 26 de abril, o auditório da Escola Secundária Romeu Correia para debater as “Vivências no Feminino” antes e depois do 25 de Abril. Irene Pimentel, Dulce Maria Cardoso, Joana Carvalho e Mário da Ávila partilharam testemunhos sobre limitações e deveres das mulheres antes de 1974 e os direitos e liberdades conquistados ao longo das últimas décadas. As ameaças à democracia e os desafios das novas gerações também estiveram em destaque neste debate integrado nas comemorações dos 49 anos do 25 de Abril.

ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL

Acompanha as atividades do Projeto 50 anos de Liberdade à Democracia: as portas que Abril abriu