50 ANOS DE LIBERDADE
À DEMOCRACIA:
AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU
Pretende-se com o presente projeto assinalar não só o 50º aniversário da Revolução, mas também dos acontecimentos que se lhe seguiram e que marcaram os anos de 1974 a 1976: o primeiro 1º de Maio celebrado em liberdade, as primeiras eleições livres (Constituintes, Presidenciais, Legislativas e Autárquicas), a aprovação da Constituição da República Portuguesa e a Descolonização.
OBJETIVOS:
// Formar para os valores e para a participação cívica e social da comunidade estudantil, problematizando os conhecimentos adquiridos e a realidade vivida.
// Promover a multiperspetiva, num quadro de desenvolvimento pessoal, através da organização de debates e da discussão de processos históricos numa perspetiva disciplinar e multidisciplinar.
// Estimular atitudes e comportamentos de respeito pelo outro, de responsabilidade, de participação, de cidadania e de promoção da solidariedade.
// Aprofundar a ligação entre a escola, a comunidade educativa e o meio envolvente.
// Valorizar o património histórico-cultural.
COORDENAÇÃO
Catarina Bandurra
José Cruz
Luís Elias
Mário Berjano
Susana Maciel
COORDENAÇÃO
Catarina Bandurra
José Cruz
Luís Elias
Mário Berjano
Susana Maciel
GALERIA AUDIOVISUAL
DESTAQUES
| 10-10-2024
ENCONTRO | DEBATE
PERCURSOS DE RESISTÊNCIA E LIBERDADE PARA A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA
Não foram 50, foram mais de 100, os alunos que assistiram ao encontro/debate com Aurora Rodrigues, Francisco Braga e José Pedro Soares, três resistentes antifascistas. Pretendeu-se com esta sessão homenagear todos aqueles que, através da sua entrega e sacrifício, tornaram possíveis a Liberdade e a Democracia. A iniciar o encontro, quatro alunos interpretaram a canção Um Tempo Que Passou, de Sérgio Godinho. Após a leitura de um texto de contextualização da sessão, deu-se início ao debate, com perguntas e moderação dos alunos. No final, foram oferecidos cravos vermelhos aos convidados, acompanhados de uma obra plástica elaborada por alunas do 12º A4. Foi uma manhã memorável, na qual o conjunto de alunos que esteve envolvido (das turmas 10º A4, 11º A1, B1 e MK2, 12º A1, B3 e A4) contribuiu, com sua entrega, para que a memória perdure.
| 10-10-2024
EXPOSIÇÃO
PERCURSOS DE RESISTÊNCIA E LIBERDADE PARA A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA
A exposição, inaugurada a 10 de Outubro de 2024 na ESRC, traduz o caminho percorrido pelos alunos de Artes da ESRC atualmente no 12º ano, na reflexão conjunta com vários professores sobre a temática da Resistência e Liberdade, caminho iniciado no ano letivo 2022-23 e que culminou nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Os Livros de Artista expostos materializam a visão pessoal dos alunos sobre o movimento de resistência à ditadura e o seu contributo incomensurável para a conquista da Liberdade em Abril de 74. Parte integrante desse percurso foi também o desafio de ilustrar o conto de Francisco Cantanhede, Maia – A Formiga da Liberdade, do qual resultou um conjunto de linogravuras, cujas provas finais foram realizadas em colaboração com a FBAUL.
FOLHA DE SALA
“RESISTÊNCIA E LIBERDADE” CONVERSA COM AURORA RODRIGUES
No âmbito das comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril, algumas turmas (do 6º ao 12º ano) participaram, no dia 2 de maio, na Biblioteca Escolar, numa conversa com Aurora Rodrigues. Nesta conversa, foi possível ao auditório perceber as razões que levaram uma jovem a ingressar nas fileiras da oposição democrática ao regime ditatorial do Estado Novo e, como presa política, a sofrer os horrores da tortura praticada pela polícia política (PIDE/DGS). Foi ainda possível discutir o legado do 25 de Abril e refletir sobre os desafios da cidadania e da democracia na atualidade.
25 DE ABRIL | ENCONTRO COM O CAPITÃO DE ABRIL ALEXANDRE MARTA PINHEIRO
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, realizou-se, no passado dia 27 de abril, no auditório da ESRC, um encontro com o Capitão de Abril Alexandre Marta Pinheiro, que partilhou com os alunos a sua experiência na Guerra Colonial e na Revolução de 25 de Abril de 1974. Este encontro, realizado em 2 sessões, contou com a participação de várias turmas do 3º ciclo e do ensino secundário.
25 DE ABRIL | VIVÊNCIAS NO FEMININO
ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL
Acompanha as atividades do Projeto 50 anos de Liberdade à Democracia: as portas que Abril abriu