
LEITURAS
A promoção do gosto por ler e do treino da leitura são fundamentais para a formação dos jovens contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio, do espírito critico do sentido estético e da consciência social.
Este projeto tem por finalidade criar momentos de leitura no início de uma aula, ou noutro momento, contribuindo para um ambiente calmo e ordeiro enquanto, simultaneamente cria pausas no tempo letivo, propiciando a concentração e a atenção dos jovens quando chamados novamente para o tema da aula.
O professor pode também usar esse momento para, de maneira informal ou de forma lúdica, introduzir um tema a ser explorado.
Pretende-se que a transversalidade da leitura seja uma prática da articulação curricular horizontal e vertical e do trabalho colaborativo entre os professores da Escola/Agrupamento (independentemente da área disciplinar).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
// Desenvolver o gosto pela leitura através do contacto com vários tipos de texto.
// Incentivar o hábito e do gosto pela leitura.
// Desenvolver a capacidade leitora.
// Incentivar a partilha de leituras entre os leitores.
OBJETIVOS GERAIS:
// Melhorar as práticas pedagógicas do agrupamento, apostando em metodologias inovadoras que impliquem um papel ativo dos alunos
// Promover a articulação entre diferentes estruturas educativas, bem como entre diferentes disciplinas e áreas curriculares
OBJETIVOS DO PROJETO EDUCATIVO DO AGRUPAMENTO:
// Formar para as novas formas de literacia
// Estimular atitudes e comportamentos de valorização da cultura
// Aprofundar a ligação entre a escola, a comunidade educativa e o meio envolvente