matTICando
O Projeto MatTICando orienta-se pelas seguintes linhas mestras:
ÁREAS DO CONHECIMENTO E CONTEÚDOS:
Como sabemos da nossa prática letiva, a fácil interatividade com o computador permite aos alunos um ambiente de aprendizagem inteiramente novo. E, de facto, basta ver alunos a trabalhar com um computador para observar evidentes sinais de entusiasmo, deliberação, debate e concentração intensa.
Também é um facto que, de acordo com as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Matemática, os alunos devem ser capazes de compreender, descobrir, raciocinar, provar e comunicar matemática.
Neste sentido, a tecnologia é um recurso essencial no ensino da disciplina, ajudando os alunos na compreensão das ideias matemáticas e na resolução de problemas.
Neste projeto, e no que concerne à aprendizagem das TIC, estas articulam-se também no plano das Aprendizagens Essenciais de Matemática e de Português dos 1º e 4º anos.
OBJETIVOS DESTE PROJETO:
No 1º ciclo inicia-se o desenvolvimento sistemático das capacidades matemáticas transversais, com situações que simultaneamente sejam adequadas à idade dos alunos e lhes proporcionem oportunidades desafiantes de desenvolver o seu raciocínio matemático, valorizando-se neste ciclo sobretudo o raciocínio indutivo
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
// Aprendizagem da matemática com experiências ricas e diversas, “Matemática para todos”.
// Desenvolver uma predisposição positiva para aprender Matemática e relacionar-se de forma produtiva com esta disciplina nos contextos em que surge como necessária.
// Compreender e usar, de forma fluente e rigorosa, com significado e em situações diversas, conhecimentos matemáticos (conceitos, procedimentos e métodos) relativos aos temas Números, Álgebra, Dados e Probabilidades, e Geometria e Medida.
// Desenvolver a capacidade de resolver problemas recorrendo aos seus conhecimentos matemáticos, de diversos tipos e em diversos contextos, confiando na sua capacidade de desenvolver estratégias apropriadas e obter soluções válidas.
// Desenvolver a capacidade de raciocinar matematicamente, de forma a compreender o porquê de relações estabelecidas serem matematicamente válidas.
INTERVENIENTES:
// Turmas 1ºA e 2ºA da EB Nº1 de Vale Flores;
// Restantes turmas da EB Nº1 de Vale Flores são parceiras deste projeto.
// Restantes turmas da EB Nº1 de Vale Flores são parceiras deste projeto.