LER É VIVER!

O ponto de partida que fundamenta a construção deste projeto plurianual (2024/25 a 2025/2026) – formar leitores com o apoio da Biblioteca Escolar, partiu de um diagnóstico informal sobre o índice de leitura de duas turmas do 11.º ano (Curso de Humanidades), onde se salientou que há uma percentagem de alunos que não estão a ler ou não leem há muito tempo.
  Este balanço foi partilhado e “desmontado” com as responsáveis das Bibliotecas Escolares constatando um facto já conhecido, o de que há, efetivamente, alunos do Ensino Secundário e Ensino Profissional que precisam de investir no gosto e hábitos de leitura, na compreensão da leitura e expressão oral e escrita.
 
Com base na análise diagnóstica foi  proposto a duas turmas (11º A3 e 11º B3), no início do 1.º semestre, a elaboração de um projeto de leitura em que estes liderassem e contribuíssem para estimular/desenvolver mais hábitos pessoais de leitura e uma maior cultura de leitura junto dos colegas de turma, de outros anos e cursos. 
 
Por outro lado, e de forma a também trabalhar pelo exemplo, entre pares, a equipa da Biblioteca dialogou com outros professores que partilham desta visão que põe o foco na literacia da leitura, juntando-se, e aos seus alunos, neste caminho progressivo e alicerçado
COORDENAÇÃO
Graça Henriques | História A 
Isabel Pinheiro e Natália Pinto | Professoras Bibliotecárias 
TURMAS RESPONSÁVEIS 
 11º A3
11º B3

COORDENAÇÃO
Graça Henriques | História A
Isabel Pinheiro e Natália Pinto | Professoras Bibliotecárias 

TURMAS RESPONSÁVEIS
 11º A3
11º B3