OFERTA FORMATIVA

ESCOLA BÁSICA 2/3 DA ALEMBRANÇA
| 7º e 8º ANOS DE ESCOLARIDADE
 
ESCOLA  SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE ROMEU CORREIA
| 8º e 9º ANOS DE ESCOLARIDADE
ESCOLA  SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE ROMEU CORREIA

Os cursos cientifico-humanísticos constituem uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário ou politécnico).
Destinam-se a alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade e conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12º ano), bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

| CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS

O curso de Artes Visuais do ensino secundário tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem o desenvolvimento das capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de analise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural.

| CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

O Curso de Ciências e Tecnologias tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilita observar e organizar o espaço envolvente, bem como compreender as ciências e a tecnologia e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.

| CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÓMICAS

O curso científico-humanístico de Ciências Socioeconómicas do ensino secundário tem por objetivos dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite adquirir o conhecimento e a compreensão do mundo contemporâneo nas suas principais vertentes socioeconómicas.

| CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES

O Curso de Línguas e Humanidades tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilita o estabelecimento de relações entre o passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve.

ESCOLA  SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE ROMEU CORREIA

Os cursos profissionais são um percurso de ensino secundário com dupla certificação, ou seja, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e simultaneamente se obtém o nível secundário de educação.
Estes cursos preparam os jovens para uma mais fácil e qualificada inserção no mercado de trabalho e permitem a realização de estudos ao nível pós-secundário e ensino superior.


|
CURSO
PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE

O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde é o/a profissional que auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, sob orientações do profissional de saúde.


|
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMUNICAÇÃO, MARKETING, RELAÇÕES-PÚBLICAS E PUBLICIDADE

O/A Técnico/a de Comunicação, Marketing, Relações-Públicas e Publicidade é o profissional qualificado apto a analisar situações de comunicação, colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais da organização. 


|
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA

O/A Técnico/a de ação educativa é o profissional apto a cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

Sabendo que o ensino de qualidade ao nível da música cria sucesso nas aprendizagens das crianças em todas as áreas, como a matemática, as línguas e até o desporto, o Agrupamento de Escolas Romeu Correia assinou dois protocolos de ensino articulado de música, com duas escolas oficiais de música na região de Almada: A Academia de Música de Almada (AMA) e o Conservatório de Artes Performativas de Almada (CAPA).

O ensino articulado da música pode ser uma oportunidade para os alunos usufruirem de uma educação de qualidade ao nível de instrumento e formação musical financiado a 100% pelo ME.

O QUE É O ENSINO ARTICULADO?

Trata-se de um programa especializado de música, que se inicia através de um protocolo assinado pela escola onde o aluno estuda e pela escola especializada em Música. Uma vez assinado o protocolo, o agrupamento  e a escola especializada tentam organizar os horários dos alunos inscritos, de forma a que seja possível a frequência em simultâneo do currículo regular e do especializado de música. 

Os alunos do ensino articulado deixam de ter algumas disciplinas do currículo regular de forma a ficar com mais tempo disponível para o ensino da música.

A disciplina de Cidadania continua a existir e, em alguns casos, com acordo dos pais, os alunos podem frequentar TIC na mesma, sabendo estes que será sempre uma carga adicional no seu currículo.

Disciplinas que são substituídas no ensino articulado:
5º e 6º anos | Educação Tecnológica, TIC, Educação Musical e oferta de escola (se houver)
7º, 8º e 9º anos | Educação Visual, TIC e oferta de escola (se houver)

Toda a avaliação obtida no conservatório de música será integrada na avaliação escolar oficial do aluno.

Tanto a AMA, como a CAPA, oferecem condições fantásticas para aprender música, embora tenham ambientes diferentes, estejam em localizações com estilos diferentes, e ofereçam o ensino de instrumentos diferentes.

Ambas a escolas de música assinaram protocolos com o Agrupamento de Escolas Romeu Correia, pelo que os encarregados de educação podem pré-inscrever os seus educandos em qualquer uma das instituições e ou até nas duas, realizando prova nas duas e escolhendo depois em qual deseja entrar.

Mais Informações:
Info | Encarregados de Educação (Ensino Articulado de Música)

CONSERVATÓRIO DE ARTES PERFORMATIVAS DE ALMADA

Rua 8 de Setembro n.º15
2810-264, Laranjeiro

E-mail | geral@capalmada.pt
Contacto | 92 75 51 380

ACADEMIA DE MÚSICA DE ALMADA

Solar dos Zagallos
Largo António Piano Júnior
2815-761, Sobreda

E-mail | info@ama.edu.pt
Contactos |  21 29 52 092 | 96 01 75 767 | 92 53 64 067

O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ROMEU CORREIA CONSTITUI-SE COMO UM AGRUPAMENTO DE REFERÊNCIA NO DOMÍNIO DA VISÃO

A criação de uma rede de escolas de referência para a inclusão de alunos cegos e com baixa visão, visa concentrar meios humanos e materiais que possam oferecer uma resposta educativa de qualidade a estes alunos.

Constituem objetivos destas Unidades, entre outros:

1| Assegurar a observação e avaliação visual e funcional;
2| Assegurar o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita do Braille bem como das suas diversas grafias e domínios de aplicação;
3| Assegurar a utilização de meios informáticos específicos (linhas Braille, impressoras Braille, etc);
4| Assegurar o treino visual específico;
5| Orientar os alunos nas disciplinas em que as limitações visuais ocasionem dificuldades particulares (educação visual, educação física, etc);
6| Assegurar o acompanhamento psicológico e a orientação vocacional.

GALERIA AUDIOVISUAL | OFERTA FORMATIVA DO AGRUPAMENTO