
CRIAR A PRÓPRIA "ONG"
O projeto “Criar a Própria ONG”, de cariz plurianual, deve ser encarado como um instrumento que promove o desenvolvimento pessoal e social segundo a perspetiva da Educação para a Cidadania, estimulando um ambiente educativo profícuo em grupo, claramente colaborativo, em que as opções dos discentes são tecidas em partilha, para depois ser uma tomada uma decisão em uníssono. Propõe-se criar um ambiente educativo em sala de aula que depois ganha corpo perante toda a comunidade escolar.
O projeto será realizado e avaliado através de:
// Um cartaz de propaganda, segundo o guião do trabalho que publicite a ONG;
// Um vídeo, uma apresentação oral, uma rede social, um inquérito, um folheto, ou um teatro, criando uma ONG no domínio da Cidadania e Desenvolvimento ou tema da disciplina de História, mostrando os problemas e as soluções.
Com esta dinâmica de trabalho, existem tomadas de consciência e de decisão, conseguindo compreender os direitos e deveres do individuo, aceitando as diferenças e enaltecendo a equidade.
O projeto é dotado de uma natureza simultaneamente disciplinar e transcurricular, tendo a sua origem nos grupos disciplinares de História e de Geografia.
O presente projeto debruça-se sobre os temas/domínios da Cidadania e Desenvolvimento, podendo ter ligação com uma realidade histórica passada, sendo que terminará na criação de uma Organização Não-Governamental que defenda um destes temas ou espelhe um contexto histórico.
COORDENAÇÃO
Sérgio Lourosa Alves
DINAMIZADORES
Melanie Fernandes
DOCUMENTOS
Projeto CRIAR A PRÓPRIA ONG 2023
DESTAQUES
| 12-05-2024
O AERC NO THE CHALLENGE DO BANCO “LA CAIXA”
Decorrente do Projeto de Escola Criar a Própria “ONG”, o AERC teve dois grupos de alunas de Ensino Secundário do CCH de Línguas e Humanidades (10.º ano) a representar a Escola, Almada, e Portugal no The Challenge, do Banco “La Caixa”, organizado através da sua plataforma de Educação, em Barcelona, entre os dias 8 e 11 de maio. O The Challenge é uma oportunidade para promover talentos e transformar os alunos em verdadeiros worldshakers: jovens comprometidos com os desafios do séc. XXI. Foram criadas, na escola, 13 equipas de alunos, na dinâmica de ONG’s, que estivessem alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dos 7 projetos que representaram Portugal, 2 deles foram do AERC e que podem ser consultados aqui:
// 10.º A3 – ONG –
// 10.º B3 – ONG – Voz(es)