SPO

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Os SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) são unidades especializadas de apoio e de orientação educativa, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação em escolas e agrupamentos de escolas. A atividade destes Serviços é enquadrada pelo Decreto-lei nº 190/91 de 17 de Maio e tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, o seu bem-estar, o seu sucesso escolar e a construção dos seus projetos de vida.

1| Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade;
2| Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar;
3| Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;
4| Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, a sinalização de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e proposta das intervenções adequadas;
5| Contribuir, em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação de fatores psicológicos dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global e nível etário;
6| Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, suscetíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mercado de trabalho;
7| Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e de carreira dos alunos, apoiando o processo de escolha e o planeamento de carreiras;
8| Colaborar em experiências pedagógicas e em ações de formação;
9| Colaborar no desenvolvimento de projetos ou ações que contribuam positivamente para a qualidade pedagógica e/ou relacional da comunidade educativa

O SPO do Agrupamento é um serviço aberto a toda a comunidade escolar, que dispõe de um gabinete sediado na Escola Secundária Romeu Correia e com um horário de atendimento definido no início de cada ano letivo.
A psicóloga, no exercício das suas funções, tem autonomia técnica e pedagógica e desenvolve as sua ação respeitando o Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

COORDENAÇÃO
Carla Paixão

EQUIPA | CONTACTOS
Carla Paixão
E-mail | spo@romeucorreia.pt
Dina Mamede
E-mail | dina.mamede@romeucorreia.pt

HORÁRIO
2ª | 3ª | 5ª feiras | 09:30 – 12:30 // 14:30 – 17:30
4a feira | 14:30 – 17:30
6a feira | 09:30 – 12:30

QUEM PODE ACEDER A ESTE SERVIÇO?
// Alunos do agrupamento
// Pais/Encarregados de Educação
// Diretores de Turma /Professores e pessoal não docente
// Outros profissionais que trabalhem em articulação com a escola

COMO?
O acesso dos alunos é livre, durante o horário de atendimento, no entanto devem, preferencialmente, efetuar marcação prévia, podendo também fazê-lo através de um contato prévio com o(a) Diretor(a) de Turma. Os pais e encarregados de educação devem fazer a respetiva marcação através do telefone da escola ou através de e-mail.

// Apoio Psicológico e Psicopedagógico 
Conjunto diversificado de atividades que visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo do percurso escolar. Engloba a intervenção direta com alunos e trabalho colaborativo com educadores e professores na organização de medidas e respostas educativas diferenciadas.

// Orientação Escolar e Profissional
Conjunto de atividades que capacitam os alunos a identificar os seus interesses, competências e capacidades e a tomar decisões e gerir o seu percurso formativo individual.
 
// Apoio ao Desenvolvimento de Sistema de Relações com a Comunidade
Conjunto de atividades que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas.
9º ANO E AGORA?

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10º ANO E AGORA?

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12º ANO E AGORA?

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PARCERIA | INSPIRING FUTURE

OFERTA FORMATIVA


EDUCAÇÃO | TRABALHO | COMPETÊNCIAS


ENSINO SUPERIOR
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ACADEMIAS FÓRUM ESTUDANTE

 

DESTAQUES

| 21-05-2024
INSPIRING FUTURE ’24

No dia 21 de maio, realizou-se na ESRC mais uma edição do Projeto Inspiring Future, promovido pelo SPO, proporcionando aos alunos da escola uma oportunidade para explorar alternativas escolares após o 12º ano. Durante a manhã, a escola acolheu uma Feira de Ensino Superior onde estiveram representadas 45 instituições. Simultaneamente os alunos de 12º ano do ensino regular e profissional participaram em sessões sobre o acesso ao ensino superior, universidades e em workshops centrados nas vertentes de DecisãoProatividade Mercado de Trabalho. A atividade veio reforçar o compromisso da escola em proporcionar aos alunos uma formação integral, desenvolvendo competências de tomada de decisão informadas e conscientes, preparando-os para  desafios futuros.

ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO E DE DIVULGAÇÃO DA OFERTA FORMATIVA DO AERC

A conclusão do 9º ano de escolaridade representa, para muitos alunos, a primeira grande escolha significativa e por isso um momento muito importante de tomada de decisão. Neste sentido, e porque existe uma oferta formativa diversificada, o nosso agrupamento desenvolve várias atividades ao longo do ano que proporcionam aos alunos oportunidades de exploração vocacional e contato com colegas mais velhos que através dos seus testemunhos ajudam a promover tomadas de decisão mais conscientes:
// Dia aberto das Artes
// Dia da Saúde
// Feira das Universidades “Inspiring Future”
// Participação na Feira do Ensino Secundário da EB Elias Garcia
// Reunião com Encarregados de Educação

INSPIRING FUTURE

No âmbito das atividades de orientação escolar e profissional, organizadas pelo SPO, realizou-se no dia 23 de maio de 2023 mais uma edição do projeto Inspiring Future dirigido aos alunos do 12º ano. Foi uma manhã animada na ESRC onde decorreram várias atividades em simultâneo.
Este projeto visa criar uma ponte entre o ensino secundário e o ensino superior onde a prioridade é informar, esclarecer, sensibilizar e apoiar os alunos de 12º ano neste período de transição.